A organização do Congresso, as eleições da FENAM e a vitória do SIMEPI contra a EBSRH foram os principais temas discutidos na Reunião de Núcleo Ampliado, ocorrido nesta quinta-feira (30), em Natal (RN), no hotel SEHRS. O Congresso da FENAM será realizado nos dias 25, 26 e 27 de junho de 2015, no Rio de Janeiro. “O Congresso é o Fórum de maior alcance de deliberação da nossa entidade. Temos que garantir uma estrutura organizada. Esse Congresso tem que ser visto como um instrumento de luta e tem que ser a maior oportunidade de apresentarmos propostas para o debate político”, afirmou o diretor de Comunicação, Jorge Darze.

 

Foram sugeridos temas para serem discutidos no Congresso, como a terceirização, a contratualização dos planos de saúde, EBSRH, trabalho médico, carreira médica, remuneração, Piso FENAM, a entrada de capital estrangeiro no SUS e planejamento para aposentadoria. Foi sugerida a criação de uma cartilha com perguntas e respostas no site da FENAM, com um passo-a-passo para guiar o médico neste assunto.

 

O vice-presidente da FENAM, Otto Baptista, sugeriu que as palestras do Congresso da FENAM fossem divididas em “três colunas” de discussão: trabalho médico, remuneração e carreira médica. “Nós convivemos o dia-a-dia do sindicato, e tem muita gente boa que pode falar sobre isso. Temos que ter a carta do Rio de Janeiro com as decisões. Tenho certeza que vai abrilhantar o Congresso,” afirmou o vice-presidente da FENAM.

 

O presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, informou sobre as indicações dos nomes para compor o Núcleo Administrativo e os cargos da Diretoria da FENAM. Foi avisado também que a reunião da FENAM Regional Norte será no próximo dia 20 de maio. “A FENAM convocará todos os sindicatos da região. Nós estamos  organizando o processo eleitoral e a legalidade está sendo seguida para dar legitimidade à base”, afirmou.

 

A secretária de Formação e Relações Sindicais, Lúcia dos Santos, discorreu sobre a vitória do SIMEPI contra a EBSRH com o apoio da FENAM, e também sobre a implantação do Piso FENAM no Estado. “É um momento ímpar de brigarmos pela nossa carreira com Piso FENAM. Temos que abrir os olhos contra a terceirização. É a hora de brigarmos por isso”, destacou. Sobre este assunto, o presidente da FENAM disse que convocará reunião com os sindicatos de base, em Brasília, no próximo dia 14 de maio para discutir uma campanha nacional sobre o tema.

 

Participaram também da reunião o secretário-Geral, José Tarcísio  Dias, o secretário de Comunicação da FENAM, Rodrigo Almeida, o secretário de Saúde Suplementar, Márcio Bichara, o diretor de Assuntos Jurídicos, Eglif de Negreiros Filho, o diretor de Formação Profissional e Residência Médica, Marlonei Silveira, o diretor de Relações Trabalhistas, Carlos Fernando da Silva, o presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, Gutemberg Fialho, o advogado do SIMES, Luiz Télvio Valim, e a médica Marta Maite.