Na manhã desta segunda-feira, 05.12, o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí – SIMEPI participou de uma audiência pública na Câmara Municipal para tratar do desabastecimento de insumos em hospitais de Teresina e o endividamento da Fundação Municipal de Saúde – FMS. 

Durante a sessão, a presidente do SIMEPI, Dra. Lúcia Santos comentou que o problema da saúde pública da capital é a falta de administração pública. “Quando pensamos em saúde, não podemos separar a pública da rede particular, pois quando um consultório fecha a sobrecarga aumenta.  A política é necessária, mas fazemos um alerta quanto às indicações que estão sendo feitas. Para atuar na saúde é preciso antes de tudo ter conhecimento técnico”, comentou.

Uma das pautas abordadas pela presidente do sindicato foi a interdição do hospital do Bairro Buenos Aires. Há cerca de um mês o SIMEPI fez uma denúncia da situação que o espaço se encontrava com pias amarradas com luvas para evitar vazamentos e a falta de água para beber para pacientes e médicos. Os mesmos tinham que comprar água para matar a sede. “A respeito do Hospital do Buenos Aires, temos fotos e vídeos muito antes da interdição, mostrando torneiras pingando. Notamos que são coisas simples que levam a problemas graves. A gestão da saúde é importante porque ela lida com vidas”, explicou a presidente do SIMEPI, Dra. Lúcia Santos.