Durante visita a São Paulo, ocorrida no último dia 30 de julho, diretores da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), sob coordenação do presidente da instituição, Otto Baptista, reuniram-se com o diretor Científico da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP), César Fernandes, para tratarem das ingerências que a especialidade tem enfrentado.

 

A FENAM e o diretor da SOGESP discutiram a participação da FENAM em mesa redonda onde o movimento sindical, o movimento associativo e os pediatras possam debater e tomar posição acerca da segurança e da qualidade no atendimento às parturientes e aos recém-nascidos.

 

As tentativas de interferência do governo no sentido de tirar a autonomia do médico na indicação do melhor procedimento para o parto, seja ele cesariana ou normal, poderá acarretar riscos à gestante e ao bebê. “Existe um forte movimento na sociedade conduzido de forma anticientífica, por profissionais de fora da área para estabelecer controles não técnicos nem científicos sobre a condução dos trabalhos de parto. Alguns grupos tentam até mesmo criminalizar procedimentos que ao longo dos séculos foram desenvolvidos para aumentar a segurança de mãe e filho”, alertou o secretário de Finanças da FENAM, Geraldo Ferreira.

 

O XX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia em São Paulo será realizado do dia 27 a 29 de agosto. Cliquei Aqui para ver a programação