A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pastor José da Silva Neto, no bairro Renascença, zona Sudeste, foi inaugurada no (31) pelo prefeito Firmino Filho.

A UPA inicia nesta terça-feira (1º) o atendimento à comunidade a partir das 7h da manhã. São três clínicos gerais, dois pediatras e um ortopedista por plantão diurno. 

O Sindicato dos Médicos procurou todos os meios cabíveis e legais para barrar a abertura das unidades de saúde com o gerenciamento das OSCIP´s. 

No TCE-PI foi entregue ao Conselheiro, Joaquim Kennedy Barros um estudo comparativo entre o gerenciamento da administração direta e das organizações sociais da saúde em hospitais, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. O estudo mostrava a ineficiência e os prejuízos causados pela terceirização e privatização dos hospitais públicos. 

Em reunião com Promotor de Justiça, Fernando Santos foram repassados todos os prejuízos causados por essa administração citada, o mesmo encaminhou recomendação à Prefeitura Municipal de Teresina e a Fundação Hospitalar contra a possível contratação da Associação Reabilitar para gestão de unidades de saúde na capital.

Em audiência pública na Câmara de Vereadores a presidente do SIMEPI, Lúcia Santos enfatizou que o projeto representava uma clara declaração de incapacidade da Prefeitura de Teresina para gerir a saúde pública do município.

Após um árduo debate, o prefeito Firmino Filho primou pela democracia e colocou os interesses da população do Piauí e as reivindicações dos trabalhadores acima de tudo e decidiu abrir a UPA do Renascença com servidores concursados.