
Nova diretoria da FENAM para o triênio 2015/2018 realiza posse festiva
A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) realizou no dia 23 de outubro de 2015, em Vitória (ES), a solenidade festiva de posse da diretoria para o triênio 2015/2018. Foi a primeira vez que o evento foi realizado fora da capital do País, em homenagem ao novo presidente, o capixaba Otto Baptista.
O evento no Itamaraty Hall teve início às 20 horas com um coquetel oferecido aos convidados. Lideranças médicas de todo o País e autoridades do Espírito Santo, entre elas o vice-governador do Estado, César Colnago, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e deputados federais. O deputado federal Lelo Coimbra destacou que “a FENAM representa um potente e grande instrumento em defesa dos médicos brasileiros”.
A solenidade festiva de posse foi oficialmente aberta com a apresentação de vídeo institucional a respeito da compra da nova sede, e um breve relato dos esforços empreendidos para se chegar a esta conquista, fruto da economia dos últimos três anos. A sede é a realização de um antigo sonho da entidade.
No passo seguinte foi montada a mesa de honra, com a presença do novo presidente da FENAM, Otto Baptista, e do ex-presidente, Geraldo Ferreira, entre outras autoridades e lideranças médicas, que junto com todos os presentes puderam apreciar o Hino Nacional na voz de Nathércia Lopes,percussora do canto lírico no Espírito Santo, com formação que passou por grandes escolas européias.
Após a citação das autoridades presentes foi aberta a fala aos membros da mesa de honra. O primeiro a falar foi o ex-presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, que falou dos desafios enfrentados, as conquistas, e os medos. “Os médicos brasileiros têm hoje um credo e por ele se empenham”, disse ainda que quando perguntado se não tinha medo de ser perseguido por se opor aos poderosos pensava: o medo real que eu tenho, é de não cumprir com meu dever. Disse ainda que "defendemos um bem maior, que é a liberdade. Cumpri minha missão". Geraldo continua na FENAM, agora como secretário de Finanças.
Em seguida falou o secretário de Comunicação da FENAM, Jorge Darze, que agradeceu a dedicação e apoio do corpo de funcionários da FENAM e falou das dificuldades de se seguir a carreira médica “só o médico sabe o preço de se estar longe da família para exercer a profissão”. Quanto as expectativas da nova diretoria afirmou que “a grande mensagem que a gente deixa pros médicos é o que já mostramos nos últimos anos na defesa do médico brasileiro”.
Depois falou o novo presidente da FENAM, Otto Baptista, agradeceu a presença dos líderes médicos e das autoridades presentes. Comemorou a posse “lutei por isso com muita honra” e ressaltou a importância da família e dos amigos em sua trajetória.
NOVA DIRETORIA
A realização da solenidade no Espírito Santo foi uma determinação do novo presidente da FENAM, Otto Baptista. Otto falou que “O movimento médico está muito fortalecido. Estamos muito felizes, com coragem e determinação para defender o médico em todas as instâncias. Sempre defenderemos o médico.”
Ex-presidente da FENAM, e agora secretário de Finanças, Geraldo Ferreira, lembrou que “a FENAM tem uma série de desafios que são históricos. O desafio é continuar essas lutas, resgatar a autoestima do médico e fazê-lo acreditar que os sonhos de remuneração justa e condições de trabalho são possíveis”.
Autoridades e lideranças presentes também fizeram questão de se pronunciar. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), Murilo Pinheiro, pediu que “a FENAM conte sempre com a CNTU e que possamos sempre fazer do nosso país um lugar melhor”.
O vice-governador do Espírito Santo, César Colnago, destacou a atuação da FENAM nas lutas pelos direitos dos médicos e da população. “A FENAM tem importante papel nas lutas pela qualidade da saúde pública”, disse.
O prefeito de Vitória disse ao saudar o novo presidente que “o Otto é um orgulho para o Espírito Santo. Certamente a FENAM estará em boas mãos”.
FESTA
Após a assinatura simbólica do livro de posse foi servido um jantar a todos os presentes e em seguida teve início show com a banda Dom Américo e Seus Comparsas.