Aconteceu na manhã de hoje (10), no auditório da Escola Judicial do TRT-PI (EJUD), o “VII Seminário Piauiense Trabalho Seguro - Transtornos mentais relacionados ao trabalho”. Dentro da programação, o painel “Transtornos mentais relacionados ao trabalho” teve à frente Carlos Wagner Araújo Nery da Cruz, Juiz do Trabalho e Coordenador Pedagógico da EJUD, Samuel Rêgo, médico psiquiatra e presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí, Pollyanna Sousa Costa Torres, Procuradora Regional do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho, além de Luciana Maria Pinheiro Leal, Médica do Trabalho e Auditora Fiscal da Superintendência Reg. do Trab. e Emprego (SRTE/PI).

Os transtornos mentais relacionados ao trabalho estão cada vez mais presentes nas vidas dos trabalhadores brasileiros. A exposição do assédio moral e sexual, jornadas exaustivas, atividades estressantes, eventos traumáticos, discriminação, perseguição de chefia e metas abusivas no ambiente de trabalho são as principais causas do início da patologia.  
Kaio Rubens, Renato Leal, Samuel Rêgo, representando a Assessoria Jurídica e diretoria do SIMEPI, com Carlos Wagner Araújo Nery da Cruz.   O presidente do SIMEPI abordou o tema “Depressão no ambiente de trabalho”, abordando possíveis fatores de causa e métodos de tratamento, além de ser o fator mais recorrente nos casos de afastamento, de acordo com dados do Ministério da Saúde e INSS. Este assunto apresenta dificuldades de diagnóstico, gerando insegurança para estabelecer o nexo causal com a atividade laboral e o julgamento jurídico.