A diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) esteve na manhã de ontem (18) na Fundação Municipal de Saúde para a entrega do relatório referente a visita no Hospital de Urgências de Teresina (HUT) realizada esta semana.

Durante a vistoria, o SIMEPI constatou irregularidades e deficiências como sala do repouso médico com problemas estruturais e elétricos; no setor de ortopedia, escalas incompletas devido a falta de médicos feristas, sobrecarregando os demais médicos da equipe, assim como erro de licitação na compra de medicamentos, ocasionando na utilização de material inadequado, e centro cirúrgico com foco queimado e descentralizado e salas sem proteção contra radiação; no setor de pediatria, falta de materiais de trabalho como cateter, polifix, máscara não reinalante, além da necessidade de um fisioterapeuta.

Assim como, no setor de cardiologia, há cerca de 03 (três) meses faltam costumeiramente alguns medicamentos utilizados para tratamento de infarto agudo do miocárdio, bem como de doenças cardiovasculares da urgência e emergência, tais como amiodarona, morfina, furosemida e anlodipino; ausência de antibióticos, analgésicos e sedativos no posto 04.

A superlotação e atendimento desumanizado, com pacientes sendo atendidos e expostos a péssimas condições em macas nos corredores do hospital e a necessidade de realização de concursos públicos para contratação de mais profissionais médicos são problemas observados e que necessitam de urgência em sua resolução.

 

O Sindicato solicitou as devidas providências na melhoria estrutural do HUT e das condições de trabalho da categoria médica. De acordo com Samuel Rêgo, presidente do SIMEPI, esta visita foi a primeira de muitas outras que o Sindicato irá realizar nos hospitais da capital e do interior do Piauí.