O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) lançou na noite do dia 20 de fevereiro a plataforma Médicos Piauí, uma ferramenta facilitadora no processo de agendamento de consultas e para interação entre pacientes e os profissionais da área médica. Com a casa cheia, a sede do sindicato teve a honra de receber autoridades, representantes de órgãos e, com chave de ouro, encerrar a noite com palestra de Luiz Felipe Pondé, professor, escritor e filósofo.

Através da plataforma, os pacientes poderão filtrar e localizar os profissionais por especialidade, local e horário de atendimento. Tudo realizado de forma muito segura, sem qualquer ônus para o paciente pelo uso da plataforma.

“Há muito pensamos em uma forma de resgatar a relação médico-paciente e a autonomia perdida nos consultórios médicos. Atualmente, com a interferência de terceiros como planos de saúde e demais empresas, que visam exclusivamente o lucro, o médico perdeu a autonomia de aplicar os seus conhecimentos médicos sem amarras, prescrevendo o tratamento, exames e medicamentos que acha necessário e determinando a frequência de encontros e consultas ideais a cada paciente. Por outro lado, o paciente também perdeu a autonomia de escolher o médico de sua confiança e de escolher o melhor tratamento para si e o mais adequado e eficiente à sua condição e enfermidade”, comenta Lúcia Santos, diretora do SIMEPI, da Federação Nacional dos Médicos e idealizadora da plataforma.

Foi pensando nisso que o SIMEPI lançou a plataforma Médicos Piauí, pois ela é benéfica a ambos, médicos e pacientes. Ao médico, porque ele vai ter de volta o resgate do seu consultório e autonomia há muito tempo perdida. Ao paciente, por sua vez, que terá mais segurança e tranquilidade na hora de marcar suas consultas.

Entre os presentes, o médico Geraldo Ferreira Filho, presidente da Confederação Nacional dos Médicos (CNM) e do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte. Para ele, esta plataforma é um instrumento de sucesso aos médicos do Estado. “Essa plataforma irá permitir ao médico uma remuneração digna, adequada à sua sobrevivência. Vim muitas vezes ao Piauí nos últimos 6 anos e sempre levo ao Rio Grande do Norte muitas coisas que aprendo aqui. Volto sempre renovado, pois o sindicato daqui é de luta, serviço, avanços, conquistas e isso me dá uma imensa satisfação. Por isso, estou aqui para dar meu abraço e dizer que acredito no sucesso do Médicos Piauí”, declara.

O Piauí se destaca e sai na frente ao lançar esse projeto que deverá ser estendido a outros Estados. Para Samuel Rêgo, presidente do SIMEPI, a plataforma irá permitir melhorar o setor de saúde, afastar a grande interferência que existe e voltar a nos relacionar diretamente com os pacientes. “O mundo digital está aí para trazer facilidade, pois a internet está acessível à maior parte da população. Se todos abraçarem essa causa, tenho certeza que a relação dos médicos e pacientes só tem a melhorar”, comenta.

Samuel Rêgo ainda completa: “Transformaram a saúde em uma mercadoria e o médico em uma mão de obra barata. A categoria médica está cansada de problemas como salários baixos, interferência na hora de pedir exames e a obrigação de constituir uma empresa para poder prestar serviço. O paciente aguarda por semanas para conseguir uma consulta com um especialista. São problemas que afetam ambos os lados, paciente e profissional”.

Para abrilhantar ainda mais a noite, o público presente pode assistir uma palestra com o renomado escritor e filósofo Luiz Felipe Pondé, que trouxe a temática ‘A doença da saúde total no futuro’. “A doença total que me referi na palestra é a obsessão pela perfeição, pela eficácia total, gerando patologias como o cansaço, a Síndrome de Burnout, a incapacidade de você lidar com os problemas cotidianos, porque você está o tempo inteiro buscando um critério muito alto por ter que dar resultados, ser eficaz e bem-sucedido em tudo e que isso seguramente vai produzir lá na frente uma doença como resultado da necessidade da tentativa de não ser doente em coisa nenhuma”, explica.

O Médicos Piauí é um projeto conjunto entre o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí e a Live Results – empresa especializada em projetos digitais, com presença no Brasil, Portugal e Espanha, representado pelo empresário Marcelo Pandolphi. “O paciente não leva mais que dois minutos para agendar uma consulta. De forma simples, ele localiza o profissional de interesse por especialidade, agenda a data e horário que quer ser atendido. Tudo de maneira segura”, explica.

Para os médicos, a plataforma também traz grandes vantagens. A primeira é a geração de demanda com valorização do profissional e remuneração adequada, condizente com a responsabilidade da profissão, bem diferente dos valores repassados por planos de saúde e convênios. Além disso, o Médicos Piauí também possui um sistema online de organização de agenda, facilitado para o profissional implantar em seu consultório. Para participar, o médico deve fazer seu cadastro através do próprio site ou dirigindo-se à sede do SIMEPI.