A diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) esteve na última segunda-feira (21) com o Deputado Estadual Marden Menezes para apresentar um projeto pioneiro, idealizado pelo Sindicato, que instituirá a Gratificação de Estímulo à Interiorização (GEI) a ser concedida aos servidores médicos do Estado do Piauí. O projeto foi recebido pelo parlamentar, que já apresentou a matéria como indicativo de Lei, e irá revolucionar a saúde pública no interior do Estado com a permanência dos médicos nos mais diversos territórios piauienses, como também valorizar o profissional da categoria.

O SIMEPI sai mais uma vez na frente com uma ideia inovadora que institui critérios para as remoções sem a ingerência política e, desta forma, a GEI visa criar uma atmosfera que propicie e incentive os médicos a irem para o interior, através de concurso público e, consequentemente, descentraliza a saúde, assim como ajuda a população carente do interior do Estado, que não conta com uma devida cobertura de saúde no atual modelo de gestão.

Para Samuel Rego, presidente do SIMEPI, essa é uma proposta de lei complementar feita para o Governo do Estado do Piauí descentralizar a assistência à saúde. “Hoje, não só no Piauí, mas em todo o Brasil, a maioria dos médicos está concentrada nas capitais e grandes cidades. Então, a proposta visa estimular a ida e a permanência dos médicos no interior. Além disso, cria critérios racionais e baseados na meritocracia, através de concurso público de remoção, que visa dar ampla divulgação e transparência e, consequentemente, tirar a ingerência política e transferências que ocorrem por amizade”, revela.

O deputado Marden Menezes recebeu o projeto com muita satisfação e acredita que o mesmo irá revolucionar o atendimento médico no interior, que necessita da descentralização. “Não tenho dúvidas que, se acolhida na Assembleia, a GEI pode revolucionar a saúde pública do Piauí e garantir a fixação de médicos especialistas e com boa qualificação, residentes em áreas onde não há devida cobertura na atual gestão” e acrescenta “essa proposta elaborada pelo SIMEPI, cria mecanismos de valorização do médico, como também tornará mais eficiente o funcionamento dos hospitais regionais que atendem a população e até para desafogar a saúde de Teresina”.