O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) abriu as portas de sua sede e recebeu profissionais da medicina e enfermagem para o curso “Nova abordagem no tratamento de feridas: Capacitação em curativos modernos”. Ministrado pelo médico José Almeida Leal, Diretor Regional do SIMEPI na cidade de Picos (PI), o curso aconteceu durante toda a manhã de sábado (26) no auditório da entidade.

Representando a diretoria do Sindicato, os médicos Renato Leal e Lúcia Santos deram as boas vindas aos profissionais e frisaram a importância de integrar os profissionais da saúde em uma única corrente. “Dentro da saúde temos diversos profissionais e cada um tem que exercer bem a sua função para haver qualidade e harmonia no atendimento aos pacientes. Um evento como esse, faz com que sindicato revele a importância de todos os profissionais envolvidos”, destaca.

O curso abordou as classificações de feridas em diversos aspectos, os tratamentos e acompanhamentos adequados, aliados às novas formas de curativos utilizados na atualidade.

Lúcia Santos, diretora do SIMEPI e da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), fala da importância do médico, enfermeiro e técnico serem multidisciplinados e da necessidade destes estarem sempre atualizados no exercício da profissão. “Os profissionais da saúde cuidam da vida e da saúde da sociedade, por isso precisam constantemente estarem em educação continuada e se atualizando. Sabemos da importância de haver uma integração de todos os profissionais da área, pois é preciso saber a hora certa de cada um intervir no tratamento de feridas, no caso de hoje, assim como doenças crônicas que são encontradas em todas as especialidades”, comenta.

Dr. José Almeida Leal é diretor regional do SIMEPI na cidade de Picos (PI) e tarz em seu currículo a graduação em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialização em Cirurgia Geral pelo Hospital Municipal de São Paulo - Tatuapé (RQE 502) e em Cirurgia Vascular pelo hospital Celso Pierro da PUC - Campinas (RQE 503).

Durante o curso, Dr. José Almeida enfatizou a importância da capacitação e de seguir os protocolos de maneira correta. “Percebemos que, tanto na enfermagem como na medicina, as feridas são bastante negligenciadas por não seguirem os tratamentos da maneira correta. O curso vem para capacitar e despertar o melhor em todos os profissionais, pois hoje dispomos de uma gama de materiais para curativos modernos. Muitos ainda desconhecem o que vem sendo realizado mundo a fora no tratamento de feridas e doenças. Hoje tudo é globalizado, inclusive a saúde. Assim como as feridas e curativos são tratados nos Estados Unidos, São Paulo, devem ser seguidas aqui no Piauí. É seguir corretamente os protocolos realizados para o bem do paciente. É preciso mostrar a importância de que médicos e todos os profissionais da saúde precisam trabalhar juntos no tratamento de feridas.”, completa.

O curso “Nova abordagem no tratamento de feridas: Capacitação em curativos modernos” foi realizado gratuitamente, com direito a certificado de participação a todos os profissionais presentes.