Na última sexta-feira (01), Samuel Rêgo, psiquiatra e presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI), proferiu palestra com o tema “Transtornos mentais relacionados ao trabalho” durante o I Seminário Norte Nordeste da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). O evento contou com médicos da área de 17 Estados, mais de 40 cidades e contou com uma gama de palestras e mesas de debate com temas relacionados à Medicina do Trabalho no âmbito jurídico, social e previdenciário.

A maior violência sofrida pelo trabalhador, dentro do seu ambiente de trabalho, é a psicológica. Comportamentos repetitivos de isolamento, humilhações, constrangimentos, intenção de manipular ou excluir o indivíduo do meio social da empresa são sinais que configuram o assédio moral, por exemplo, e que pode acarretar em uma série de transtornos mentais.

Para tratar do assunto, Samuel Robson Moreira Rêgo, disse que é preciso ter um olhar diferenciado para os transtornos psiquiátricos no ambiente de trabalho, exatamente para prevenir e saber como lidar com as pessoas que estão padecendo desse mal. Ele comentou que “os transtornos mentais relacionados ao trabalho vêm tendo um impacto cada vez maior na sociedade, seja no ponto de vista econômico como emocional. Acaba refletindo na produtividade e qualidade de vida das pessoas”.

“Vem sendo observado que as demandas relacionadas às imposições do trabalho vêm cada vez mais sobrecarregando os trabalhadores. Em contrapartida, não há uma ‘válvula de escape’ para o aumento dessas demandas. O que gera uma pressão no indivíduo e que, muitas vezes, elas acabam se transformando em verdadeiras doenças, mentais ou somatizadas como doenças físicas, mas que no fundo são emocionais”, concluiu o Dr. Samuel Rêgo.