Médicos e demais servidores da saúde da capital, alocados em hospitais, Unidades Básicas de Saúde e Programa Saúde da Família, reuniram-se no auditório do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi), na noite de ontem (30), para discutir casos relacionados a falta de segurança nos locais de trabalho. À frente da discussão, estiveram presentes Coronel Lindomar Castilho, Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Delegado Riedel Batista, Delegado Geral da Polícia Civil do Piauí, Dr. Samuel Rêgo, Presidente do Simepi, Dr. Silvio Mendes, presidente da Fundação Municipal de Saúde e o Delegado Samuel Silveira, responsável pela Guarda Municipal de Teresina.

As autoridades puderam ouvir os relatos dos profissionais presentes para juntos traçarem um plano emergencial a fim de inibir os assaltos que estão acontecendo nas UBS e redondezas. “Convidamos os representantes da segurança para discutir o que pode ser possível e viável de imediato. Foi uma reunião muito positiva, onde foram tomados vários encaminhamentos no sentido de garantir a segurança do servidor. Haverá maior articulação entre as instituições e os servidores receberam essas notícias positivamente. Cada órgão fará a sua parte e o Simepi continuará acompanhando”, comentou Samuel Rêgo, presidente do Simepi.

Estiveram presentes Sérgio Pires, Presidente do Sindicato dos Odontologistas do Piauí (SOEPI), Marianne Martins (CREFITO 14), Leopoldina Cipriano, Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS-PI), Alcidiana Carvalho (SINDASPI), Tatiana Maria Melo, presidente do COREN-PI, Cinthya Selma, representando o Conselho Regional de Psicologia 21ª Região, Valdivino, membro do Conselho Municipal de Saúde, Washington Marques, vice-presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, além de outros profissionais e representantes de categorias.

“Essa reunião reuniu pessoas que fazem a saúde de Teresina e cuidam do bem-estar de todos. A rede municipal de educação sofreu muitos roubos assaltos e mais da metade das UBS também foram assaltadas neste ano. Analisamos medidas para serem tomadas agora e a longo prazo. Discutimos com os representantes da Polícia sobre o que o sistema de segurança pública poderá fazer para que todos tenham uma paz relativa”, disse Silvio Mendes, presidente da FMS.

Segundo o Cel. Lindomar Castilho, Comandante Geral da PM-PI, será preciso que os comandantes de cada bairro orientem mais as rondas de patrulhamento ostensivo, ostensivo, principalmente nos horários mais frequentes dos roubos e furtos. “Daremos encaminhamento para fortalecer um convenio com o município, onde vai permitir que o policial, na sua folga, possa estar nessas unidades reforçando o policiamento”, conclui.