Inscrições começaram nesta quarta-feira (21) e Simepi garante que há profissionais suficientes e qualificados para preencher as vagas


As inscrições para o Programa Mais Médicos começaram ontem (21) em todo o país e o Piauí dispõe de 199 vagas para médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país. Ao todo, são ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios brasileiros e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba.

O edital é a medida emergencial adotada pelo governo brasileiro para garantir a assistência em locais que contam com profissionais de Cuba, após o comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no qual o governo cubano informa que encerrou a cooperação no programa. No entanto, a diretora do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Lúcia Santos, assegura que aqui no estado não faltam médicos para atender a população, mesmo nas cidades mais distantes da capital.

Para ela, o que falta é estruturar a saúde pública no país. “O Governo Federal precisa dar melhores condições aos profissionais para que se fixem nessas cidades longes dos grandes centros urbanos. Não dá para deixar apenas a cargo dos municípios. Os médicos precisam ter condições de trabalho e salário dignos”, afirma.

Lúcia Santos lembra que no Piauí já existe uma carreira para os médicos, estruturada pelo Simepi e que este ano foi feita uma alteração no projeto de lei e levada à Assembleia Legislativa, para alteração desta. “Se o projeto for aprovado, os profissionais concursados ganharão uma gratificação de estímulo à interiorização com três tipos de valores, para que quanto mais distante de Teresina for a lotação do profissional, maior seja essa gratificação. E só com o tempo de serviço, sem apadrinhamento político e com muita transparência, ele poderá mudar de cidade ou vir para a capital. Mas com a garantia de ser substituído por outro médico. Dessa forma, teremos médicos em todas as cidades do Piauí”, ressalta.

As inscrições para o Programa Mais Médicos seguem até o dia 25 deste mês e os profissionais podem se inscrever por meio do site maismedicos.gov.br. O início das atividades está previsto para 3 de dezembro.

 

CLIQUE AQUI e confira o Edital de Convocação