Em reunião com o Secretário de Saúde do Estado, Florentino Neto, na tarde desta terça-feira (27), o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí discutiu todas as demandas relativas à classe médica e saúde pública. Condições de trabalho, falta de insumos e progressão atrasada de médicos estatutários foram algumas das pautas tratadas durante o encontro.

 

Samuel Rêgo, Presidente do SIMEPI, afirmou que o encontro foi positivo e propositivo, pois pontos relevantes à categoria puderam ser tratados. “Entre todas as problemáticas, falamos especialmente sobre a necessidade de realização de concurso público em diversas especialidades para o interior do Estado, onde ainda é muito carente a presença desses profissionais”, comentou.

Ainda falando sobre a presença de especialistas nas cidades do interior, Lúcia Santos, diretora do SIMEPI e da Federação Nacional dos Médicos, frisou a importância da GEI, um projeto idealizado pela entidade. “Conversamos sobre a proposta de mudança na Lei da carreira médica que irá incentivar e garantir a Gratificação de Estímulo a Interiorização (GEI). Um projeto idealizado por nós, que possui critérios claros e objetivos em relação à remoção dos médicos do interior para a capital, ação que só poderá ser feita por meio de um concurso de remoção e usando o tempo de serviço como critério”, explicou.

 

Sobre a realização de concurso público em 2019, Florentino Neto afirmou que houve diálogo com o Ministério Público Estadual e foi feito um acordo para selecionar uma instituição para realizar o certame. Um representante do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí será escolhido para acompanhar todo esse processo.