Durante a tarde desta quarta-feira (19), a diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) esteve na Secretaria Estadual de Administração e Previdência (Seadprev) para reunião com o atual secretário Merlong Solano, o Secretário de Saúde, Florentino Neto e o Deputado Estadual Franzé Silva. A pauta do encontro foi sobre o movimento da categoria médica que teve início no mês de maio. Os médicos reivindicam melhorias nas condições de trabalho, cumprimento da Carreira Médica como a efetivação da progressão, realização de concurso público e aumento salarial baseado no piso FENAM, que é da categoria médica. A entidade foi representada pelo presidente do SIMEPI, Samuel Rêgo, pela diretora Lúcia Santos e o assessor jurídico Gilvan Andrade.

De acordo com Lúcia Santos, diretora do SIMEPI e da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), o encontro foi positivo. A categoria está aberta ao diálogo, mas o movimento continua. “Queremos melhores condições de trabalho, realização de concurso público para acabar com os vínculos precários, como pejotização e terceirização, que sequer tem os direitos respeitados”. Os secretários colocaram as dificuldades e os possíveis impedimentos com a Lei da Responsabilidade Fiscal e os médicos lembraram que reivindicações como a progressão, por exemplo, faz parte da carreira e, por ser lei, já tem previsão orçamentária, portanto, não pode ser considerada reajuste.

Para Samuel Rêgo, presidente do SIMEPI, a reunião foi um passo a mais para a resolução das questões em pauta. “Se abriu um diálogo e a categoria espera que suas reivindicações, que são justas, sejam respeitadas. Nós aguardaremos até a próxima terça-feira (25), para ouvir uma contraproposta do Governo relativa à nossa demanda”, finaliza.