O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI), representado pelo vice-presidente, Renato Leal, e pelo Assessor Jurídico, Pablo Forlan, acompanhou nesta terça-feira (17) uma audiência no Ministério Público do Piauí, provocada por Eny Marcos, Promotor de Justiça. A pauta da audiência foi o atraso nos salários dos profissionais de saúde contratados pelo Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh).

IMG-3371

A audiência contou com espaço para fala de representantes das categorias presentes, como o Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Conselho Regional de Medicina. Alderico Tavares, esteve representando a Sesapi e Charles da Silveira a Fundação Municipal de Saúde.

IMG-3415

Funcionários levaram até o MPPI denúncias de salários atrasados desde maio de 2019, de que não receberem vale transporte, insalubridade, repasses de INSS que não foram feitos, entre outras.

IMG-3398

Após 3 horas de conversas, o Promotor Eny Marcos registrou que fará alguns encaminhamentos, entre eles:

- O Ministério Público irá encaminhar a ata da audiência para análise e providências dos núcleos da promotoria;
- Provocar a Secretaria Estadual de Administração e Previdência (Seadprev) para se posicionar quanto ao direito previdenciário;
- Levar os casos ao INSS sobre as verbas não repassadas;
- Solicitar auditoria em toda a folha de pagamento da Sesapi e Fepiserh ao Tribunal de Contas do Estado;
- Solicitar que o Ministério do Trabalho possa verificar as irregularidades apontadas pelos funcionários.

IMG-3388