Durante a manhã desta quinta-feira (21), a diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) esteve em reunião na Fundação Municipal de Saúde (FMS). Foi levantado as dificuldades dos profissionais médicos participarem de eventos (congressos, cursos, jornadas, simpósios, etc) devido às exigências do setor de RH da FMS que determinava a reposição dos dias de participação em eventos após o seu retorno.

O SIMEPI solicitou uma audiência com o presidente da FMS, Charles da Silveira, onde ficou acordado o direito do médico em participar de eventos de forma remunerada, sem a necessidade de reposição.

Segundo Francisco Cavalcante, diretor do SIMEPI, essa atualização profissional é essencial para a prestação de um serviço de qualidade para a população. “A atualização dos conhecimentos do médico especialista é uma exigência legal da Associação Médica Brasileira (AMB), por meio da sua Comissão Nacional de Acreditação, responsável por administrar a pontuação de eventos científicos necessários para a certificação de atualização profissional. Esta é imprescindível para o médico e quem ganha, principalmente, é a população, quando atendida por um médico que se recicla periodicamente”, conclui.