Como se não bastasse a morte da aposentada Elizabete Teixeira por falta de atendimento às portas do Hospital do Buenos Aires, no último dia 10 de janeiro, a Prefeitura deixa faltar pediatras nos hospitais do município. O caso foi denunciado pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí, que constatou a falta de especialistas nessa área em todos os hospitais da rede municipal, com exceção das unidades dos bairros Matadouro e Monte Castelo.

O Dr. Renato Soares Leal era o único pediatra plantonista no Hospital do Monte Castelo. Ele reclama da sobrecarga de serviço. "Chego a atender entre 50 e 60 crianças por plantão porque não tem mais ninguém para fazer isso. Os pais ficam revoltados com a demora no atendimento e terminam culpando e até agredindo os médicos. Não são raras as vezes que presenciamos a agressão física e moral de colegas. Nós não temos nenhuma proteção", lamenta.

O presidente do Sindicato dos Médicos, Leonardo Eulálio, destaca que essa situação já foi comunicada ao Conselho Regional de Medicina e ao Ministério Público, mas que nada foi feito a respeito. "Precisamos fazer alguma coisa por esses colegas. Vemos hoje uma total desvalorização do profissional médico que é obrigado a trabalhar em condições desumanas e com uma grande sobrecarga de trabalho. Vamos denunciar esse abuso ao CRM e ao Ministério Público quantas vezes forem necessárias até que casos como esse não se repitam", ressalta.

A assessoria jurídica do SIMEPI foi colocada à disposição dos médicos. A entidade está distribuindo cartazes com o telefone de contato para denúncias em caso de agressão. "A assessoria jurídica é um serviço que o Sindicato oferece em defesa dos direitos da categoria, a favor do médico e a favor da saúde", explica a vice-presidente da entidade, Lúcia Santos.

De acordo com a assessoria jurídica da entidade, a Resolução Nº 1451 de 1995, do Conselho Federal de Medicina, define que os hospitais de Urgência devem ter obrigatoriamente, em regime de plantão, no mínimo, os profissionais de Anestesiologia, Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral e Ortopedia.