Para tratar sobre pautas pertinentes à saúde do município de Teresina e reivindicações médicas, o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) esteve em reunião nesta quarta-feira (27), no gabinete do prefeito Dr. Pessoa. Além da diretoria e Assessoria Jurídica do SIMEPI, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Dr. Gilberto Albuquerque esteve presente no encontro. Entre os assuntos da reunião, o corte na insalubridade dos profissionais de saúde da rede municipal, calendário de vacinação e o piso salarial da Fenam (Federação Nacional dos Médicos).

“Os gestores nos apresentaram a realidade financeira da Prefeitura de Teresina, mas garantiram estarem lutando pelo aporte de recursos para garantir a continuidade do pagamento da insalubridade dos médicos e demais profissionais da saúde que estão na linha de frente Covid-19. Além desse tema, tratamos sobre a vacinação e o piso Fenam, este último é um compromisso de campanha que será cumprido ao longo desses quatro anos. Eles demonstraram interesse em solucionar esses problemas e ficamos de marcar um segundo momento, onde eles irão apresentar propostas para as questões levantadas pelo SIMEPI”, comenta Samuel Rêgo, presidente da entidade.

Referente às vacinas destinadas aos profissionais de saúde, o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explicou como está sendo a distribuição dos lotes e grupos. “No Grupo 1, foram vacinados os servidores de UTI, enfermaria e pronto atendimento Covid, um lote com 11 mil doses. No grupo 2, foram concluídos todos de pronto atendimento Covid e não Covid, hospitais públicos e privados, servidores de enfermarias em geral e de laboratórios que manuseiam testes Covid. O grupo 3 será com profissionais do setor de radiologia, endoscopia, otorrinolaringologia e de pneumologia”, comentou.

De acordo com presidente da FMS e sobre os profissionais que estão afastados, mas que retornarão aos postos de trabalho no dia 01 de fevereiro de 2021, a vacinação desse grupo iniciou hoje (27). Com cerca de 80% de profissionais vacinados na rede hospitalar, ele afirmou que a próxima remessa de vacinas, sem previsão de chegar ainda, será destinada ao pessoal das Unidades Básicas de Saúde e equipe técnica de reserva, constituída por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, com mais de 60 anos e que estão afastados. Juntos desse grupo, os acamados individuais e deficientes de grau moderado e acentuados.