O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí – SIMEPI realizou na noite desta quinta-feira, 25, a abertura do 10º Congresso Brasileiro Sobre a Situação do Médico e o VI Fórum Médico-Jurídico do Piauí.

Para o presidente do SIMEPI, Samuel Rêgo, a realização do evento humaniza os profissionais médicos diante da sociedade. “As pessoas pensam que os médicos não necessitam de proteção. Nós estamos mostrando que isso não é verdade, o médico é um ser humano, ele tem uma profissão muito nobre, mas é um ser humano sujeito a todos os riscos que os demais. E nós, do SIMEPI, estamos atentos na defesa desse trabalhador, e na observância das condições de trabalho a que esses profissionais estão sujeito. Tudo para que eles posam realizar sua profissão com a segurança e a dignidade que todo ser humano merece”, esclareceu o presidente do SIMEPI.

A noite foi prestigiada por autoridades, profissionais médicos e estudantes e contou com palestra do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, Francisco Meton Marques de Lima, que palestrou sobre o tema “A Segurança dos Trabalhadores da Saúde no Pós-Covid-19”. Em sua fala, o desembargador enfatizou que “adoecimento em serviço é acidente de trabalho”. E este foi um dos principais problemas enfrentados por diversos profissionais durante a pandemia do novo coronavírus, especialmente os médicos.

Na oportunidade foi realizado o lançamento do livro “Fundamentos da Ginecologia e Obstetrícia: conceitos básicos aplicados à clínica”, produzido pela Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - LIAGO/UFDPar e lançado, em parceria, com o SIMEPI.

Ainda durante a abertura do evento, o SIMEPI, entregou a Medalha de Honra ao Mérito Médico José de Alencar Costa. A honraria foi concedida a 18 personalidades. “As pessoas que foram homenageadas, hoje, são aguerridas, não medem esforços para, no ramo que elas atuam, levar o bom nome da saúde e da medicina”, destacou a presidente do Congresso e tesoureira do SIMEPI, Lucia Santos.

Um dos agraciados com a medalha foi o desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, Edvaldo Moura. “Sinto-me feliz em participar desse evento. E por ter sido escolhido para receber essa homenagem. Estou muito lisonjeado. Começo a sentir que a minha responsabilidade com a categoria aumenta um pouco, porque tenho co-dever de defender os interesses dessa classe, que nessa pandemia, efetivamente, se engajou de tal forma que o mundo inteiro passou a aplaudir e homenagear os profissionais da medicina”, explicou o desembargador.

O médico e prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, prestigiou o evento e relembrou o esforço de toda a categoria deste o início da pandemia do novo coronavírus. “Os profissionais da saúde se comprometeram em cuidar da vida dos outros, muitas vezes colocando a sua em risco, mas foram heróis e heroínas. É uma honra estar aqui no Sindicato dos Médicos, está que é a minha casa”, frisou o prefeito.

O evento segue até sábado, 27, no auditório do SIMEPI, na zona Leste de Teresina.