A diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado Piauí, representada pelo presidente do SIMEPI, Dr. Samuel Rêgo; o vice-presidente do Sindicato, Dr. Renato Leal; a tesoureira, Dra. Lúcia Santos; o diretor, José Almeida e do assessor jurídico da entidade, Pablo Forlan participaram de reunião com a secretária de Estado da Administração e Previdência (SEADPREV), Ariane Sidia Benigno e o secretário de Governo, Osmar Júnior. Na pauta, a discussão sobre a realização do concurso público para a contratação de médicos estatutários para atuar na rede estadual de Saúde e, ainda, o reajuste salarial da categoria.

A comissão questionou a não realização de concurso público para a contratação de médicos, e a prática recorrente da utilização de vínculos precários na contratação de médicos pela SESAPI. Durante a discussão, também foi questionada a correta aplicação para cálculo da insalubridade. Atualmente, ela tem um valor fixo, o que é uma prática ilegal, “é uma necessidade iminente que seja aplicado o aumento no teto de insalubridade para os médicos de tem vínculo estatutário com o Governo do Estado do Piauí”, enfatizou o presidente do SIMEPI, Samuel Rêgo.

Sobre a realização de concurso público, o secretário de Governo, Osmar Júnior, explicou que o governo passa por um período de reestruturação. De acordo com o secretário, em 2019 o Governo do Estado realizou um levantamento da necessidade de contratação de médicos em todas as macrorregiões. O SIMEPI, no entanto, defende que esse levantamento já se encontra defasado e defende a realização de uma nova verificação.

Ficou definido na reunião que o SIMEPI irá compor a comissão responsável pela atualização do levantamento da necessidade da contratação de médicos, para que até o final do mês de janeiro a SEADPREV tenha esses números atualizados.

Sobre o reajuste salarial, o secretário de Governo sinalizou que a categoria médica, ativos e inativos, perceberão um reajuste salarial de 8,88%.

A comissão do SIMEPI também pediu uma atenção especial da SEADPREV para os processos de progressão e promoções da categoria.