Restam poucas vagas para quem quiser participar do IV Seminário Nacional Médico/Mídia. O evento, organizado pela Secretaria de Comunicação da FENAM, acontece nos dias 16 e 17 de abril, das 9h às 18 horas, no Windsor Plaza Copacabana, no Rio de Janeiro. O seminário contará com a participação de renomados profissionais da área médica e da grande imprensa, bem como políticos e especialistas na área de tecnologia da informação. As inscrições são gratuitas.



Entre os palestrantes estão o deputado Arlindo Chinaglia, que falará sobre o poder e a midia, o professor Marcos Cavalcanti, doutor em Informática pela Université de Paris XI, professor da Universidade Federal do Rio e diretor de tecnologia da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio de Janeiro, além de repórteres e editores das duas maiores emissoras de TV e de um dos maiores jornais do país. O evento será encerrado com a palestra-show do jornalista Maurício Menezes, que há 18 anos apresenta o espetáculo "Plantão de Notícias" em teatros e eventos de todo o Brasil.



As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo portal da FENAM (www.fenam.org.br) ou pelo telefone (21) 2240-6739, das 13h às 18 horas, de segunda a sexta-feira, na Assessoria de Comunicação, com a jornalista Denise Teixeira.



Em sua quarta edição, o Seminário Médico/Mídia já integra o calendário permanente de eventos da FENAM e tem como objetivo colaborar com os profissionais de saúde no que se refere ao seu relacionamento com a midia e também simplificar o trabalho da imprensa, ajudando os jornalistas a entenderem melhor o setor.


O presidente da FENAM, Paulo de Argollo Mendes, considera o seminário de extrema importância para as duas categorias. Ele acha que o evento não é apenas uma forma de aproximação entre o médico e os profissionais de imprensa, mas também oportuniza a discussão de temas comuns e deficiências recíprocas.



Além de palestras com temas como a midia e as novas tecnologias, a midia como prestadora de serviços, como dar uma boa entrevista transmitindo a informação objetiva e eficiente, direito de resposta e qual a visão do médico sobre a midia, também serão incluídos simulação de entrevistas e relatos de experiências, entre outras atividades.



Direcionado a profissionais e estudantes das áreas de jornalismo, medicina e tecnologia da informação, gestores do setor de saúde e público em geral, o programa do evento prevê a interação permanente entre os participantes, com trocas de idéias livremente expostas.

IV Seminário Nacional Médico/Mídia



Data: 16 e 17 de abril de 2009



Local: Hotel Windsor Plaza Copacabana
Avenida Princesa Isabel, 263, Copacabana, Rio de Janeiro

 

 

Programação

 

 

Dia 16/04 – quinta-feira

 



9h - Abertura: Dr. Paulo Argollo, presidente da FENAM, e o secretário de Comunicação da entidade, Dr. Waldir Cardoso, dão as boas-vindas aos participantes do evento.



9h30min - A midia como prestadora de serviços



10h45min - Qual a visão do médico sobre a midia
Palestrante: Dr. Paulo de Argollo Mendes



12h30min às 14h – Intervalo



14h – Direito de resposta ou retratação – quando e como usar?
Palestrantes: Dr. Cid Carvalhaes, médico, advogado e diretor da FENAM, e Mônica Salomão, jornalista, Assessora de Imprensa do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais



15h30min – coffee break



16h - "Como dar uma boa entrevista, transmitindo a informação objetiva e eficiente, e virar fonte?"
Palestrante: Mariana Gross, repórter de TV

 

Dia 17/04 – sexta-feira

 



9h - A geração de pautas - o que é uma pauta, o que pode ou não se transformar em notícia?"
Palestrantes: Eleida de Góis, editora-chefe de telejornal, e Sérgio Costa, repórter e apresentador de telejornal.



10h45min - As experiências de assessorias de imprensa de sindicatos médicos em pautas de grande repercussão na mídia - fatores positivos e negativos, exposição na mídia dos dirigentes sindicais, os médicos envolvidos no movimento como fonte de informação
Palestrantes: Chico Carlos, assessor de imprensa do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, e Patrícia Comunello, assessora de comunicação do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul.



12h30min às 14h – Intervalo



14h - A mídia e as novas tecnologias. Para onde caminhamos?
Palestrante: Marcos Cavalcanti, doutor em Informática pela Université de Paris, professor da Universidade Federal do Rio (UFRJ), diretor de tecnologia da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), editor da Revista Inteligência Empresarial



15h30min – coffee break



16h - O poder e a midia
Palestrante: deputado Arlindo Chinaglia



17h - Palestra-show com o jornalista Maurício Menezes, que há 18 anos apresenta o espetáculo "Plantão de Notícias" em teatros e eventos em todo o país.



Apresentadora e mediadora do IV Seminário Nacional de Integração Médico-Mídia: Aparecida Torneros - jornalista, escritora, mestre de cerimônias, professora universitária e assessora de imprensa