A inauguração da reforma no prédio da sede do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí foi comemorada em grande estilo em noite prestigiada pelas três entidades médicas e representantes do poder público. Confira o discurso do presidente do SIMEPI, Dr. Leonardo Eulálio, na íntegra.

 

A idéia de dirigir o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí surgiu de uma conversa informal entre amigos há quatro anos. Com apoio do Dr. Alencar, Dr. Marco Aurélio e Dr. Roberval montamos nossa chapa e, felizmente, acreditando em novas propostas, a classe médica nos deu a honra de poder representá-la à frente do Sindicato dos Médicos.

 

Desde então temos buscado descobrir a verdadeira função e a importância do SIMEPI na vida da classe médica. Nosso compromisso era revitalizar a entidade e resgatar sua credibilidade perante a categoria. Adotamos o caminho da valorização profissional e a luta em defesa de melhores condições de trabalho e salário.

 

Éramos 88 associados. Hoje somos aproximadamente 1400. Isso nos dá a certeza da confiança em nosso trabalho e um fôlego novo para buscar as metas traçadas durante as intermináveis e prazerosas reuniões de quinta-feira.  

 

Nosso encontro de hoje marca a concretização de um projeto. Com muita alegria entregamos à sociedade médica a sede do SIMEPI reformada e o auditório equipado com novo sistema de som, iluminação e refrigeração. Um espaço democrático que, além de servir de palco para nossas assembléias, que certamente serão muitas, estará de portas abertas para sediar cursos, congressos, encontros, jornadas e demais eventos de nossa área.

 

A estrutura do prédio foi modificada, visando oferecer diversos serviços aos nossos associados, tais como estacionamento próprio, sala para assessoria jurídica e sala de internet com computadores à disposição dos médicos com acesso à biblioteca virtual.

 

Buscando maior interação com associados e comunidade em geral, disponibilizamos a partir de hoje uma página na internet, que servirá de fonte de informação, divulgação de nossas reivindicações, lutas e conquistas, além de informativos atualizados, notícias, pesquisas, lançamentos, tudo que diz respeito à área médica. Também estamos oferecendo cursos de inglês e computação, com inscrições já abertas e início previsto para próximo mês de maio.

 

Aproveitando a oportunidade, coloco aqui algumas das realizações do SIMEPI neste triênio, não como forma de prestação de contas, mas para que possamos analisar e verificar que ainda há muito a ser feito e que, se nos mantivermos unidos, poderemos alcançar nosso objetivo, que é a melhora da qualidade de vida e uma remuneração digna de nossa profissão.

 

Foram vitórias do Sindicato dos Médicos:

 

- A realização de concurso público pelo Estado para suprir a carência de profissionais na rede;
 - A implantação de gratificação de plantão enfermaria e de urgência e emergência nos hospitais considerados de média e alta complexidade em todo o estado, inclusive com aumento escalonado e prazos predeterminados;
- Abertura da UTI semi-intensiva de Floriano, possibilitando aos colegas daquela região uma melhora na estrutura para atendimento de casos de média complexidade;
- Equiparação salarial dos médicos de Parnaíba e Floriano com os de Teresina;
- Reajuste na tabela do Iapep e Plamta.

 

Aos nossos associados, oferecemos diversas vantagens como cursos preparatórios para concursos, além de descontos em empresas conveniadas de seguro de vida e automóveis, que oferecem tarifas diferenciadas e mais vantajosas aos sócios do Simepi.

 

Disponibilizamos, também, assessoria jurídica 24 horas, sem qualquer ônus e assessoria de imprensa. Criamos o Boletim Médico, informativo das entidades médicas, visando informar aos colegas, especialmente do interior, acerca dos acontecimentos relevantes para nossa profissão.

 

Buscando valorizar e elevar a estima de nossa categoria, realizamos todos os anos a festa do dia do médico, com vasta distribuição de brindes. Não poderíamos deixar de citar nossa mais nova conquista. Nos chamavam de loucos e sonhadores, mas a Carreira Médica é hoje uma realidade e temos muito orgulho de ter participado deste marco em nossa profissão.

 

Agora chegamos ao momento mais importante, é hora de agradecer. Ao CRM que nos cedeu o prédio e que, juntamente, com a ASPIMED esteve presente em nossas batalhas. Tivemos apoio incondicional das entidades irmãs e todas as decisões relativas à classe foram tomadas em conjunto, nem sempre unânimes, mas  sempre respeitando a maioria.

 

À UNICRED pelo apoio logístico e à UNIMED pela implantação da CBHPM quando solicitada, e agora com o novo reajuste oferecido à categoria nos credenciando a buscar remuneração mais justa junto aos outros convênios.

 

Agradeço antecipadamente à Academia Piauiense de Medicina que com certeza estará ao nosso lado daqui para frente. Agradeço, em especial, a esse verdadeiro exército formado pelos membros da diretoria do SIMEPI: Drª Lúcia Santos, Dr. Felipe de Pádua, Dr. José Alencar, Dr. Emmanuel Fontes, Dr. Miguel Nogueira, Dr. Renato Leal, Dr. Carlos Renato, Dr. Joel Campos, Dr. Fábio Furtado, Drª Maria das Graças Martins e Dr. Joaquim Vilarinho.

 

Foi aqui no sindicato que aprendi o significado da palavra equipe e entendi que juntos podemos muito mais do que imaginamos. Principalmente quando temos pessoas competentes nos ajudando como nossa secretária Regina. Finalmente agradeço à minha mulher e filha pela compreensão da minha ausência.

 

Cito aqui frase de um autor desconhecido, mas que deve ser do conhecimento de todos que fazem o movimento sindical: “Não podemos dirigir o vento, mas podemos ajustar as velas”. Dia após dia reajustamos nossas velas. Estamos rumando para terra firme e nela semeando novas idéias.

 

O que temos colhido ao longo destes 4 anos é uma classe médica com novos ideais, organizada, unida e que finalmente entendeu que temos força para participar das decisões políticas, alcançar nossas metas e assim aproveitar os bons frutos de nosso trabalho.

 

Muito Obrigado.