Na manhã do úlimo dia 16, o presidente da Assembléia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho, recebeu a visita de uma comissão de médicos em seu gabinete. A reunião teve início às 9h30, quando a diretoria do SIMEPI apresentou a proposta de reajuste salarial da categoria.

 
Os médicos conseguiram sensibilizar o presidente da Casa frente à reivindicação da classe, além de outros parlamentares, como o deputado Warton Santos e o deputado Edson Ferreira. “O médico que se aposenta hoje pela Prefeitura vai receber com base no piso salarial de R$ 1.294,43. O piso que o Estado paga ao profissional é de R$ 1.010,00. O que estamos cobrando é uma remuneração digna, um vencimento digno, ao contrário das gratificações, que são tiradas do profissional no ato da aposentadoria”, explica Leonardo Eulálio.

 
O assunto também foi tema de reunião na Secretaria Estadual de Saúde. O secretário Assis Carvalho convidou representantes do Tribunal de Contas do Estado, do INSS, do IAPEP, da Secretaria de Administração e da Procuradoria Geral do Estado para elaborar um Modelo de Aposentadoria para Médicos. Às 17 horas, a diretoria do SIMEPI teve audiência com o vice-governador, Wilson Martins.