O Conselho Federal de Medicina e os Conselhos Regionais de Medicina lançaram nesta semana a campanha publicitária que marca as comemorações pelo Dia do Médico. A data, festejada em 18 de outubro, será lembrada em várias ações na mídia, como anúncios em outdoors, busdoors e em revistas e jornais de grande circulação.   Um vídeo institucional também será exibido nas próximos dias em intervalos de programas jornalísticos da TV Globo. Além dessas inserções, foram produzidos cartazes, folders e postais para distribuição em eventos e pontos de grande circulação – as peças estão disponíveis em www.medico.cfm.org.br/diamedico/.   O tema deste ano é a valorização do exercício da Medicina. As peças foram desenvolvidas de forma a lembrar a importância do respeito, do reconhecimento e da oferta de condições de trabalho ao médico, para que ele possa cumprir seu papel.   A mensagem foi abraçada com entusiasmo pela rede de conselhos. Vários estados articularam inserções das peças que da campanha em canais das mídias local e regional. Outras entidades – como associações médicas, sociedades de especialidades e sindicatos médicos – também decidiram apoiar o CFM e os CRMs na iniciativa, e garantiram publicação do anúncio elaborado especificamente para o tema em seus jornais, revistas e sites.    Como parte das comemorações, os conselhos de medicina e representantes de outras entidades médicas – Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam) – organizam em Brasília, para o dia 26 de outubro, uma Mobilização Nacional pela Valorização da Assistência em Saúde. Os participantes pretendem realizar atos no Ministério da Saúde e no Congresso Nacional para chamar a atenção dos gestores e dos parlamentares para os problemas que afligem o setor e causam repercussão negativa no trabalho médico.