Assessores de Comunicação e Dirigentes de Entidades Médicas estiveram reunidos nos dias 10 e 11, em Teresina, no II Encontro de Assessores, Secretários e Diretores de Comunicação de Entidades Médicas, para discutir as relações entre esses setores dentro dos sindicatos, conselhos e associações de Medicina. A programação do primeiro dia de palestras foi marcada por debates e troca de experiências. 

O evento teve início com as boas vindas de Lúcia Santos, presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí, entidade que realiza o encontro junto com a FENAM; do presidente do Conselho Regional de Medicina, Fernando Correia Lima, e do presidente da Associação Piauiense de Medicina, Felipe Pádua. Em seguida, o Secretário de Comunicação da FENAM, Waldir Cardoso, proferiu palestra intitulada "Diretores e Assessores - Uma relação de parceria". Ao falar sobre o tema, o médico enfatizou a importância do estreitamento dessas relações para a formação de uma imagem positiva das entidades para a sociedade como um todo.

De acordo com o secretário de Comunicação da FENAM os dirigentes das entidades possuem informações privilegiadas, ao transitarem todos os dias pelos hospitais, que podem ser transformadas em pautas. Aos jornalistas cabe a tarefa de provocar os dirigentes sob esse aspecto, criando matérias interessantes, e promover a comunicação não só com a imprensa, mas com os outros setores.

No início da tarde, foi a vez da assessora de comunicação e jornalista, Vanessa Mendonça, desmitificar a assessoria de imprensa, revelando mitos e verdades do setor. Um dos destaques de Vanessa foi as relações, por vezes conflituosas, de jornalistas e assessores na busca da satisfação de seus interesses profissionais.

Fechando os trabalhos do dia, Felipe Pádua ministrou a palestra "Quem não se comunica se trumbica", através da qual ressaltou os trabalhos que vem sendo realizados no Piauí com o intuito de otimizar a comunicação em todos os âmbitos. "Nas reuniões da diretoria é obrigatória a presença dos assessores jurídico, contábil e de comunicação. Cada um expõe suas ideias, faz suas considerações e ouve o outro seguindo a pauta do dia. Assim, todos se mantêm informados do que acontece aqui",destacou o presidente da ASPIMED.

Após as palestras, o grupo debateu intensamente os temas, apresentando experiências pessoais que contribuirão, certamente, no desenvolvimento dos trabalhos em cada estado. À noite, o grupo voltou a se encontrar em um jantar de confraternização, selando o sucesso do primeiro dia de evento.

 

Comunicação online e workshop

Na sexta-feira, último dia do evento, o II vice-presidente da FENAM, Eduardo Santana, fez palestra sobre "O sindicalismo e a comunicação online", abordando a utilização de novas mídias pelos dirigentes das entidades médicas. Em seguida, aconteceu um workshop sobre twitter, Orkut e Facebok, ministrado pelo analista de redes sociais Itallo Holanda.

"Do calendário à mídia - como planejar as ações para conquistar espaço na mídia" foi o tema da palestra do jornalista e assessor de imprensa do Sindicato dos Médicos de Pernambuco.

A última palestra do dia ficou sob a responsabilidade da jornalista Mércia Oliva, do Sindicato dos Médicos de Sergipe, que falou sobre o tema "Divulgar para conquistar - a comunicação e a conquista de novas adesões".

Encerrando o evento, os participates escolherem o local onde será realizado o III Encontro Nacional de Assessores, Diretores e Secretários de Comunicação de Entidades Médicas: Florianópolis.