Representantes do Sindicato dos Médicos, do Conselho Regional de Medicina e da Associação Piauiense de Medicina reuniram-se hoje, 11, com deputados federais e senadores na Sede do SIMEPI para tratar de temas ligados à Saúde do país, e mais especificamente do estado do Piauí.

Na pauta da reunião estavam o aumento das chamadas “Organizações Sociais”  no país autorizadas, pelo Poder Público, a gerenciar entidades estatais, inclusive hospitais; a Medida Provisória n.º 520 de 31.12.2010, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. – EBSERH para administrar unidades hospitalares; o Projeto de Emenda Constitucional N° 29 (PEC-29), que trata do financiamento da Saúde Pública, em tramitação no Congresso Nacional; e o Projeto de Lei 3.734/2008 que regula o salário mínimo dos médicos, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Estiveram presentes ao evento os senadores Ciro Nogueira e Wellington Dias, os deputados federais Átila Lira, atualmente secretário de estado, Jesus Rodrigues, Júlio César, Marcelo Castro e Osmar Júnior, a deputada estadual Rejane Dias, a ex Secretária de Administração Regina Sousa, o presidente da Associação de Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) Mário Angelo e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde e Previdência Social do Piauí (Sintsprevs), Inácio Schuck.

Em sua fala, o deputado federal Osmar Júnior defendeu a regulamentação da Emenda 29 e enfatizou a urgência da votação da proposta na Câmara dos Deputados. Nesse sentido, o senador Wellington Dias reforçou a necessidade da criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), uma alternativa de receita para a Saúde.

No que diz respeito à criação de uma empresa para administrar os hospitais públicos, os parlamentares se mostraram divididos e propuseram um novo encontro para que a questão seja discutida mais a fundo e os médicos possam mostrar seu posicionamento.