Em Assembléia realizada na noite desta quinta-feira (24), na sede do SIMEPI, os médicos decidiram retomar o atendimento aos beneficiários dos planos de saúde Cassi, Correios e Capesaúde, ligados ao grupo Unidas. A proposta, apresentada ao sindicato um dia antes, embora ainda não considerada ideal pela categoria, teve aceitação de 90% dos profissionais presentes.

 

A retomada no atendimento deverá acontecer na próxima segunda-feira (28) para todas as especialidades. Hoje, às 16 horas, haverá uma reunião entre o presidente do Sindicato dos Médicos, Leonardo Eulálio, e a direção do grupo Unidas para acertar os detalhes da proposta, que oferece reajuste no valor da consulta, de R$ 33,60 para R$ 40, além de aumento nos honorários médicos (porte), com deflator de 16%, a partir de 1º de janeiro de 2009, e na unidade de custo operacional (UDO), com deflator de -28%, a partir desta mesma data. 

 

Segundo Leonardo Eulálio, os valores propostos pelos planos de saúde no Piauí são irrisórios, o que coloca o estado como um dos piores do Brasil quando o assunto é remuneração. No entanto, Eulálio esclareceu que o Código de Ética Médica reconhece a soberania da Assembléia na tomada de decisões e o Sindicato irá acatar o entendimento da maioria.

 

O atendimento aos planos Cassi, Correios e Capesaúde estava suspenso desde o dia 10 de julho, com exceção para os casos de urgência e emergência ou retorno de consultas realizados antes do dia da paralisação.