Na manhã desta quinta-feira (29), dezenas de médicos estiveram presentes na audiência pública que aconteceu na Sala da Comissão de Constituição e Justiça - CCJ, da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. Além de representantes do Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI), Associação Piauiense de Medicina – ASPIMED e Conselho regional de Medicina – CRM, a audiência também contou com a presença de representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Teresina e de vários deputados da casa. 

Fazendo parte da composição da mesa, juntamente com o deputado Firmino Filho – solicitante da audiência – e o secretário estadual de Fazenda, Silvano Alencar, a presidente do SIMEPI, Dra. Lúcia Santos expôs a realidade do dia-a-dia do profissional da medicina que trabalha no sistema público de saúde no Estado do Piauí e rebateu com inúmeros dados as justificativas dos representantes estaduais de que o salário do médico teve reajustes consideráveis nos últimos anos. 

Durante toda a manhã foram discutidos assuntos pertinentes às reivindicações da classe médica, o movimento grevista e principalmente a situação financeira do Estado e suas justificativas para não conceder reajuste salarial para os profissionais. Médicos indignados com os baixos salários e as condições insalubres em que trabalham apresentaram suas queixas a fim de sensibilizar os gestores para o drama em que vivem diariamente. 

Depois de várias participações dos deputados presentes em favor dos argumentos levantados pela categoria médica, ficou decidido a criação de uma comissão composta por representantes das entidades médicas, deputados e o Governo do Estado com a finalidade de estudar formas de atender as reivindicações da categoria. 

Os médicos presentes qualificaram o balanço final da audiência como positivos para os rumos do movimento reivindicatório.