O Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi) realizou na noite desta quinta-feira (23) debate com Firmino Filho (PSDB), Elmano Férrer (PTB) e Wellington Dias (PT), que são os candidatos ao cargo de prefeito de Teresina mais bem colocados nas pesquisas de intenção de votos. 

Na presença da três Entidades Médicas, políticos e demais convidados os candidatos foram sabatinados a respeito de políticas públicas e condições de trabalho para os profissionais. O candidato Beto Rego (PSB) foi convidado, mas alegou outros compromissos para a mesma data.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), Lúcia Santos, o setor se apresenta com um dos mais problemáticos da capital, que por ser considerada como “pólo de saúde”, recebe pacientes de vários Estados como Maranhão, Pará, Tocantins e Ceará, porém, sem a contrapartida financeira necessária, o que gera uma demanda superior à capacidade de atendimento dos hospitais municipais e estaduais.

“Buscamos compromissos pela reestruturação dos hospitais e do modelo de gestão e para que os médicos tenham melhores condições de trabalho. Como a cidade é um pólo de saúde, com a grande demanda, nós profissionais ficamos sobrecarregados e a população sem atendimento adequado”, aponta Lúcia Santos. 

Na primeira parte do debate, os candidatos responderam perguntas do Simepi, Conselho Regional de Medicina, e Associação Piauiense dos Médicos. Depois,  foram  questionados por profissionais na plateia.   

O debate aconteceu no auditório do Sindicato dos Médicos, localizado na Rua Paissandu, 1665, Centro.