Dois assuntos de relevância para a população e também para a classe médica estão previstos na pauta do Congresso Nacional para o ano de 2013: regulamentação do direito de greve do serviço público e mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 

Para o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Geraldo Ferreira, as mudanças na CLT são importantes, desde que os direitos conquistados pelos trabalhadores não sejam afetados. Ferreira ainda diz que a flexibilização tem que ser moderada, com participação efetiva das entidades representativas dos trabalhadores. "É preciso que os sindicatos tenham voz. Não podemos deixar as conquistas históricas serem apagadas".

 

Já em relação à regulamentação da greve no serviço público, o presidente da FENAM entende que os trabalhadores têm o direito de se organizar para avançar nas conquistas profissionais. "A greve é um direito e uma conquista que não pode ser anulada, há a necessidade de uma regulamentação, mas não para retirar prerrogativas".