A  II Jornada Médica realizada na cidade de Picos – PI, nos dias 22 e 23 de fevereiro, indica um novo patamar neste tipo de evento realizado pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí, Conselho Regional de Medicina e Associação Piauiense de Medicina.

 

A Jornada teve início com a palestra do Dr. Marcelo Adriano Cunha e Silva Vieira, que discorreu sobre os Avanços do Tratamento do AVC na fase aguda. O médico ressaltou que, nesses casos, o melhor é chamar o Serviço Móvel de Urgência - SAMU, para que se possa fazer o transporte do paciente com segurança.

 

Na segunda palestra do dia, o médico Bruno Ribeiro Almeida, mostrou as Técnicas dos Princípios Básicos de Ventilação Mecânica. A terceira palestra foi ministrada pelo Dr. Gerardo Vasconcelos Mesquita e o Dr. Manoel Baldoíno Leal Filho, que discorreram sobre o Padrão Ouro no Atendimento ao Politraumatizado.

 

Fechando as discussões do primeiro dia de palestras, Drª Lúcia Santos, presidente do SIMEPI, debateu em mesa redonda sobre Carreira Médica com o presidente da ASPIMED, Dr. Salustiano Moura, representando o CRM, Dr. Júlio César Ayres, secretária de saúde de Picos, Ana Maria Amorim e Dr. Samuel Rêgo, coordenador da mesa e presidente da II Jornada Médica.

 

Para a presidente do SIMEPI, Lúcia Santos, a cidade de Picos é um polo de saúde que é responsável diretamente pelo atendimento de muitas pessoas e que é preciso implantar a Carreira Médica no município. "A qualidade da saúde está ligada diretamente ao médico e mais de 90% das pessoas usam os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Por isso é preciso oferecer boas condições de trabalho, uma remuneração digna e concurso público, para que se possa atrair os médicos para o interior do Estado. Mas isso só vai ser possível com a implantação da carreira médica, assim como já foi feito em Teresina", ressaltou.

 

O presidente da Jornada, Dr. Samuel Rêgo destacou a importância do assunto e da união da categoria para defender a implantação da Carreira Médica. "Se nós médicos não nos dispusermos a nos unir, não será possível a Carreira Médica", completou.

 

Dr. Salustiano Moura reforçou a importância da união da categoria. "momentos como esse, serve para unir a categoria", pontuou.

 

Para o Dr. Júlio César Ayres, o médico antes envelhecia sem ter nenhuma perspectiva de futuro e nem de segurança, mas com a união das três entidades que representa a categoria médica essa realidade mudou. "Antes cada entidade médica trabalhava de forma separada, mas agora trabalham juntas. O SIMEPI é o órgão que luta pelos médicos, pela carreira, por tudo e junto com o CRM e a ASPIMED defendem os médicos", ressaltou.

 

No segundo dia de Jornada a Drª Rosânia Maria de Araújo Oliveira palestrou sobre a Antibioticoterapia racional nas diferentes situações clinicas.

 

Em seguida Dr. Roberval Sales Leite levou informações sobre a Atualização em diabetes mellitus: etiopatogenia e o tratamento.

 

Concluindo a jornada, Dr. Récio Cronemberger e Dr. Alexandre Adad, falaram sobre a Síndrome coronariana isquêmica  aguda.