O Conselho Deliberativo da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) se reuniu nessa última sexta-feira (03), em Natal, com o objetivo de construir uma pauta para guiar a evolução das conquistas do trabalho médico. A ocasião contou com representantes sindicais de todo o país, sendo um delegado de cada sindicato e um de cada FENAM Regional. Juntos traçaram coordenadas para nortear o movimento em âmbito nacional, debatendo temas e votando matérias de interesse da categoria. A construção da sede própria da entidade em Brasília, prestação de contas do exercício de 2012, retorno do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sindimed-RJ), cooperativismo de crédito e cursos de formação sindical foram destaques do encontro.

 

"O papel foi exercido em cima de todos os temas que estavam pautados com a participação ativa de todas as federações e sindicatos. Foi de fundamental importância ver o quanto essa diretoria representante tem com relação ao tema FENAM, ao futuro da entidade", enfatizou o vice-presidente, Otto Baptista.

 

Sede própria em Brasília:

 

Foi aprovado dar início ao processo de negociação para a construção da sede própria da FENAM em Brasília. Acatado por toda a plenária presente, os médicos serão solicitados a integrarem o planejamento de ter um prédio da Federação ao lado do da Associação Médica Brasileira (AMBr) na capital federal.

 

Prestação de contas do exercício de 2012 e parecer do Conselho Fiscal: 

 

Foi prestado contas referentes a um ano da atual gestão e foi apresentado o balanço patrimonial. O relatório do Conselho Fiscal da entidade foi aprovado por unanimidade.

 

Retorno do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro: 

 

O Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sindimed-RJ) foi reintegrado e a votação se deu por aclamação. 

 

"Na atual gestão, nós tivemos um grande avanço, pois o presidente Geraldo está empenhado na proposta de unificação do movimento médico. O sindicato vai completar 86 anos e não poderia deixar de estar satisfeito em retornar com os seus direitos estatutários, participando dos fóruns da FENAM", ressaltou o presidente do Sindimed-RJ, Jorge Darze.

 

Cooperativismo de crédito: 

 

Minas Gerais e Rio Grande do Norte são exemplos da implantação do cooperativismo de crédito e tem assessoria que pode ser consultada. Sindicatos que tiverem interesse tem um caminho a ser seguido.

 

Cursos de formação sindical: 

 

Sindicatos podem fazer solicitação de forma que consigam encaixar os cursos de formação sindical com as reuniões que serão feitas locais.

 

Também foram debatidos assuntos como reforma estatutária, regimento interno, centrais sindicais, clínicas de direitos humanos, entre outros.