A Presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI), Dra Lúcia Santos, participa do “Encontro FENAM de Mulheres Médicas do Brasil”. O evento que acontece em Natal (RN) é promovido pela Federação Nacional de Medicina (FENAM) para discutir o espaço das mulheres médicas no trabalho e na política.

Segundo a presidente do SIMEPI que também é Diretora de Formação e Assuntos Sindicais da FENAM, o encontro consiste em uma análise crítica da mulher na sociedade brasileira. “É um encontro pioneiro. É a primeiro encontro da Fenam voltado para a mulher médica e o que acontece na vida dela, seja no trabalho ou nos plantões”, destaca Lúcia Santos ressaltando a pauta própria que as mulheres médicas desenvolvem atualmente na luta sindical.

O encontro está voltado também para a atração das mulheres interessadas em participar da luta nacional do movimento médico. “Aborda a situação da profissão, nos cargos de liderança e desenvolvimento profissional em um país em que a mulher está galgando o seu espaço”, ressalta. De acordo com a presidente o encontro também é importante pela troca de experiências entre os Estados em busca de uma categoria médica forte.   A partir do evento está prevista também a preparação de uma cartilha que contemple todos os temas abordados como a violência contra a mulher médica no trabalho e o empoderamento da mulher na sociedade. “Há a preparação de uma cartilha de Direitos Humanos abordando especialmente aspectos relacionados a mulher médica. A nossa perspectiva é que a partir do encontro começam a haver mudanças importantes”, pontua Lúcia Santos.