Atendendo ao convite do presidente do Tribunal Regional do Trabalho - TRT-PI, desembargador Francisco Meton, a presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí - SIMEPI, Lúcia Santos, proferiu palestra na manhã deste sábado sobre segurança do trabalhador na área da saúde.

 

A palestra fez parte da programação do II Seminário Piauiense do Trabalho Seguro, que foi realizado nos dias 12 e 13 no auditório do Tribunal de Justiça e reuniu mais de 600 pessoas.

 

Lúcia Santos apresentou relatórios com fotos que mostram a situação de hospitais nos municípios piauienses, falta de estrutura e condições dignas de trabalho. "Essa é a realidade que os profissionais da saúde encontram nos hospitais. É esse tipo de atendimento que é oferecido para a população" enfatizou, Lúcia.

 

O painel foi coordenado pelo juiz Carlos Wagner, presidente da AMATRA 22, que solicitou o material apresentado pela Dra Lúcia para que seja encaminhado ao Ministério Público e providências sejam tomadas. O debate também contou com a participação do médico do trabalho, José Maria Vasconcelos, do gerente executivo do INSS no Piauí, Carlos Augusto Viana, e representante dos trabalhadores nos estabelecimentos de saúde. 

 

Participaram do evento estudantes de segurança do trabalho, direito, advogados, sindicatos de trabalhadores, sindicatos patronais, bem como juízes e desembargadores do Tribunal do Trabalho do Piauí e instituições públicas e privadas.