Aconteceu entre os dias 4 a 6 de setembro, a  Assembleia Geral Extraordinária da Confederação Médica Latino-americana e do Caribe (CONFEMEL), em La Paz, capital da Bolívia. Uma comitiva da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) participou do encontro e contribuiu para a elaboração da Carta de La Paz. O documento traz as conclusões dos debates em pauta e os encaminhamentos que os países membros da CONFEMEL devem seguir nos próximos meses para avaliação em nova AGE.

 

O boliviano vice-presidente da Região Andina da confederação, Aníbal Cruz, falou sobre a participação da federação brasileira. “A FENAM é um integrante muito importante, pois sempre está presente para abordar as políticas de saúde no Brasil e procurar meios para solucionar os conflitos vividos na área médica”, enfatizou.

 

A situação dos integrantes da CONFEMEL, a obrigatoriedade do licenciamento para exercício médico na América Latina, a judicialização do Ato Médico e a sindicalização médica foram alguns dos temas de destaque da pauta. Segundo Aníbal Cruz, os encaminhamentos dos debates têm principalmente o objetivo de proteger o Ato Médico, a idoneidade dos profissionais e a regulamentação do exercício da medicina nos países de organismos colegiados para a proteção da população.

 

No encontro, foi ressaltada a relevância da ação de se sindicalizar. “Através da sindicalização é que podemos garantir remuneração justa e melhores condições de trabalho, além de lutar contra a exploração do médico e da privatização da medicina”, concluiu o vice-presidente da Região Andina.

 

Ainda na AGE, foram aceitas as filiações dos Sindicatos Médicos dos estados do Rio Grande do Norte, do Piauí e de Tocantins. Em nova oportunidade, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) também solicitará participação.  “Nós não temos nenhuma relação com os médicos peritos dos países da América e com o ingresso na CONFEMEL, a troca de experiência será fundamental para o nosso crescimento”, explicou o presidente da ANMP, Jarbas Simas.

 

A próxima reunião será realizada no mês de novembro, na capital da Argentina, Buenos Aires. A CONFEMEL é composta por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Haiti, Honduras, Nicarágua, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

 

Representando a FENAM, estiveram presentes: o presidente da instituição, Geraldo Ferreira; o diretor de Finanças, Mário Ferrari; o secretário de Assuntos Jurídicos, Vânio Lisboa; o secretário de Direitos Humanos, José Roberto Murisset e o secretário de Relações Trabalhistas, Eduardo Santana. Também participaram do encontro: Lúcia Maria de Souza Aguiar dos Santos, pelo Sindicato dos Médicos do Piauí; Mônica Cristina Lima de Andrade e Manoel Marques de Melo, pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte; e Jorge Luiz do Amaral, pelo Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro. Também participam do evento Robson Azevedo e Alexandre Meneguini, como representantes do SIMEGO.

 

Confira à Declaração de La Paz