Vitória finalmente conquistada! Nesta segunda-feira (08), o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, assinou o projeto de lei que reajusta o salário do médico vinculado à Fundação Municipal de Saúde.


O documento foi sancionado na presença do presidente do SIMEPI, Leonardo Eulálio, da vice-presidente do Sindicato, Lúcia Santos, do presidente da Associação Piauiense de Medicina, Felipe Pádua, e do presidente do CRM, Wilton Mendes.

 

“O reajuste é fruto de uma extensa negociação, que durou meses, já que desde outubro do ano passado estávamos lutando para aumentar o piso salarial da categoria, que era de pouco mais de mil reais”, declarou a médica Lúcia Santos.


O projeto altera a lei que institui a carreira médica, estipulando reajuste salarial em quatro etapas semestrais, a partir desse mês de fevereiro, até o segundo semestre de 2011.


De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Firmino Filho, a diferença no vencimento referente ao aumento concedido será depositada em folha suplementar até a próxima semana, no máximo.


“A grande vitória para a categoria foi a extinção gradativa da produtividade e das gratificações. Mas esse é apenas o primeiro passo, ainda estamos longe do ideal. Nossa próxima luta será pela implantação do salário mínimo proposto pela Federação Nacional dos Médicos”, enfatiza o presidente Leonardo Eulálio.

 
Até o final de 2011, um médico de ambulatório, que recebe vencimento inicial de R$ 1.294,23 terá esse valor reajustado para R$ 3.115,95. Todos receberão aumento de acordo com a quantidade de anos de serviço e a titularidade. Em alguns casos, a diferença é de 140% entre o salário atual e o salário após a conclusão da quarta etapa.

 
Projeto semelhante foi enviado à Assembléia Legislativa no dia 22 de fevereiro. “O documento deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça e ir à plenário para votação em no máximo 30 dias, pois tramita em regime de urgência”, explica o presidente da Associação Piauiense de Medicina, Felipe Pádua.

 

VEJA TABELAS DE REAJUSTE:   PREFEITURA DE TERESINA   GOVERNO DO ESTADO