A implantação da Carreira Médica é uma bandeira que vem sendo levantada e discutida pelas entidades que representam a categoria médica em todo o Brasil. No Piauí, o assunto é defendido veementemente pelo Sindicato dos Médicos, Conselho Regional de Medicina e Associação Piauiense de Medicina.

            A luta por uma remuneração mais digna já foi alcançada pelos médicos com vínculo no Estado. O advogado e Membro da Academia Piauiense de Letras Magno Pires destacou em seu artigo intitulado "Medicina poderá ser carreira de Estado" a importância e necessidade da implantação  da Carreira Médica. Confira abaixo  trechos do artigo:

 

                 "Transformando a medicina em Carreira de Estado, como já ocorre com outras categorias no serviço público, o governo brasileiro solucionará um sério problema da saúde na administração pública nacional: a falta de profissionais da medicina em centenas de municípios brasileiros".

 

                "Os Procuradores Federais, Advogados da União, Defensores Públicos, Magistrados, Delegados Federais, Auditores da Receita Federal, Promotores dos Estados, dentre outras carreiras, todos enquadrados e/ou elevados à condição de profissionais de Estado, em conformidade com a constituição de 1988".

 

                "Em alguns estados, como no Piauí, os profissionais de medicina já discutem o problema. E querem ampliar para um movimento nacional envolvendo toda a classe médica do Brasil, inclusive escolhendo um representante do movimento em cada Estado para defender os interesses dos médicos, relativamente à transformação em Carreira de Estado".

 

                "O movimento prevê sensibilizar, inicialmente, senadores, deputados federais e estaduais em cada estado, e transformá-los em agentes de defesa do movimento e da classe médica no parlamento. Mas, sobretudo, médicos detentores de mandatos legislativos. O Piauí, por exemplo, está sendo pioneiro no movimento, espelhando-se na decisão do governador Wilson Martins, que elevou, recentemente, a classe à categoria de Carreira de Estado, beneficiando-a com melhores salários. Com o plano, médicos já se aposentam com R$ 13.500,00, exclusivamente por conta da Carreira de Estado".

 

                "Os médicos querem o ministro Alexandre Padilha, da Saúde, como aliado. Principalmente ele, que trabalhou como sanitarista na Amazônia, onde as condições de saúde não são boas. A Associação Piauiense de Medicina e o Sindicato dos Médicos farão campanha em todo o Brasil para sensibilizar a Presidente Dilma Rousseff e o Ministro da Saúde Alexandre Padilha".