A pandemia evidenciou um dos principais problemas da Saúde Pública no Piauí, a celebração de vínculos de trabalho precários com profissionais médicos. Em nome de demandas como essa, o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí tem intensificado mobilizações para garantir aos profissionais contratos de trabalho dignos, por meio de concurso público estatutário, e ainda, garantir atendimento de Saúde de qualidade para a população.

Em nome dessa pauta de negociação, o SIMEPI tem buscado o diálogo com gestores públicos, para reivindicar a realização de concurso públicos, tanto nas prefeituras quanto no âmbito da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI).

Desde o ano de 2020, o SIMEPI tem como foco principal a luta por concurso público para médicos, devido ao grande número de profissionais que hoje atuam no serviço público com vínculos precários, e o resultado começa a ser notado. Durante o mês de novembro, a diretoria do SIMEPI solicitou reuniões com gestores públicos, com o objetivo de cobrar soluções para essa demanda.


SIMEPI realiza assembleia e apresenta resultado de reuniões com gestores públicos para a categoria

SIMEPI se reúne com a SEADPREV para discutir direitos da categoria

Diretoria do SIMEPI é recebida pelo prefeito e vice-prefeito de Teresina para reunião


Em reunião com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa; o vice-prefeito da Capital, Robert Rios; e o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, a categoria expôs os vínculos precários entre a FMS e os cerca de 80% dos médicos que atuam na Fundação com vínculo de trabalho precário. Durante as reuniões, o SIMEPI apontou como os vínculos de trabalho precário custam caro à Secretaria de Finanças e ao Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT) e, ainda, não garantem assistência de Saúde para a população. Da reunião resultou o compromisso assumido pelo vice-prefeito, Robert Rios, de que a Prefeitura de Teresina realizará concurso público para a FMS em 2022. E, ainda, um segundo compromisso de que em 2023 Prefeitura de Teresina e SIMEPI voltam a discutir o pagamento do Piso FENAN à categoria.


Médicos discutem férias acumuladas, altas taxas cobradas aos consultórios e Piso FENAM em audiência na Prefeitura de Ter

SIMEPI trata sobre demandas pertinentes à categoria na Câmara de Vereadores de Teresina

Simepi discute condições de trabalho de médicos especialistas da FMS

Diretoria do SIMEPI trata sobre reivindicações da categoria na Prefeitura de Teresina


Na mesa de negociação com o Governo do Estado, as demandas se repetem. O SIMEPI esteve em duas rodadas de negociação junto à Secretaria de Administração e Previdência do Piauí (SEADPREV), sendo que o último encontro, realizado essa semana, contou também com a participação do secretário de Governo, Osmar Júnior, onde foi firmado o compromisso de que em 2022 o Governo do Estado do Piauí vai realizar concurso público para contratação de médicos estatutários.


SIMEPI se reúne para tratar sobre demandas dos médicos servidores públicos de Teresina e do Estado


Durante o 10º Congresso Brasileiro sobre a Situação do Médico, o secretário de Saúde, Florentino Neto, também se comprometeu em deixar o edital do próximo concurso público já encaminhado, antes de deixar a SESAPI para disputar cargo eletivo no próximo pleito.

Dessas rodadas de negociação, os médicos saem fortalecidos com os compromissos firmados para a realização de dois concursos públicos para a contratação de médicos para atuar junto a FMS e a SESAPI, no próximo ano.